sexta-feira, agosto 04, 2006

Siouxsie and the Banshees - Join Hands (1979)




Join Hands é indubitavelmente o disco mais desconhecido e subestimado (para não dizer vilipendiado) da fase 'áurea'(1978 - 1984) da incandescente suma sacerdotisa gótica, miss Susan Dallion, a.k.a Siouxsie, e seus sulforosos Banshees.

Lançado no ano seguinte à consagradora estréia (The Scream - 1978), o álbum que ora disponibilizo é sem dúvida menos acessível que seu ilustre predecessor. Pejado de atmosferas lúgubres e sonoridades dissonantes, Join Hands de certa forma estabelece o template da primeira geração do gothic rock: percussão tribal, guitarras agônicas, baixo minimal, letras sombrias, produção espartana. O disco peça, é mister reconhecer, por uma certa repetição exagerada de uns poucos expedientes estéticos, sendo também prejudicado por uma sonoridade 'abafada', mas ainda assim (e quiçá até por isso mesmo) transfigura como poucos a atmosfera claustrofóbica de decadentismo romântico fin de siècle e malaise espiritual que caracterizava Siouxsie em seus primeiros anos; last but not the least, Join Hands traz o único registro oficial da mítica The Lord's Prayer, signature piece dos concertos da banda à época, e que em seus épicos 14 minutos soa como uma espécie de Sister Ray/Uncle Harry's Last Freakout para a geração dark.


Download

5 Comments:

Blogger Willie The Pimp said...

Baixei e gostei.

Posso estar maluco, mas as vezes as guitarras lembram as guitarras de James Chance & The Contortions, provavelmente pelo timebre...

Enfim... vale a pena, especialmente pela última faixa.

12:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

Belo post, Alfredo!
Aproveitando, visto que você deve conhecer bastante o Siouxsie and the Banshees estou com uma dúvida:
estou querendo baixar o "Hyaena" de 1984, só que pesquisando no allmusic no tracklist consta a faixa "Dear Prudence" e da onde estou querendo baixar não tem essa música. Curioso é que baixei a capinha de trás desse cd e também não tem essa música no cover. Afinal, será que existem outras versões ou tem essa música mesmo?
Abraços.

9:04 AM  
Blogger Alphonse van Worden said...

Willie:

Não está maluco não hehehe, são bandas do mesmo período, de modo que compartilhavam certas constantes estéticas.

Rodolfo:

A edição original inglesa não inclui "Dear Prudence", pois nas Ilhas Britânicas a canção foi lançada como single. Já a edição norte-americana incluía.

1:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Valeu pela informação, Alfredo
Um abraço

2:15 PM  
Blogger Alphonse van Worden said...

'Tamos' aí pra 'ilsson'. :)

2:08 PM  

Postar um comentário

<< Home

online