segunda-feira, fevereiro 05, 2007

|Canterbury Tales| Brainville - The Children's Crusade (1999)




Há um tempo atrás criei um tópico para este trabalho, pois, me sentia completamente enfeitiçado por sua natureza ignota. Sinto que hoje, depois de várias audições, ainda me parece demasiada árdua a tarefa de exprimir em palavras uma obra tão singular, mas, assumindo a teimosia que sempre esteve presente em mim, aventurar-me-ei na empreitada.

A vasta experiência de Daevid Allen é inverossímil. A sua subjetiva vivência nos obscuros cantos da música leva qualquer grupo ao limiar do puro e tão esperado – por nós, ouvintes imprudentes – tresvario. O limiar! É isso que este trabalho representa! O muro – que divide o calmo lirismo da barulhenta alucinação; o óbvio do inevidente, da nunca esperada nota; a risonha calmaria do tumulto sônico – é derribado, e, por conseguinte, as dessemelhantes características se fundem em uma só emissão desvairada – ufana loucura!

A seqüência de músicas sem padrão talvez seja a principal causa de tão alucinada obra. As características de uma faixa são propositalmente opostas as da próxima, e o disco acaba quase se transformando numa gangorra. Goodbye Mother Night, por exemplo, é uma das mais belas canções que já tive o prazer de ouvir; calma, triste, com letra utópica e crianças brincando... E o que a segue? The Killing! Faixa totalmente contrária, completamente improvisada.

É desconcertante este ambiente que os versados músicos nos levam. A habitual destruição de temas; os ruídos incessantes que, ao invés de irritar, nos prendem e nos impossibilitam de fugir, esquecer, deixar de ouvir... Deixam-nos com a sensação do desconhecido, que nos atordoa por todo o caminho da audição; sensação inesperada, que nos faz sorrir, impossibilitados de acreditar em qualquer coisa que passa por nossos tímidos ouvidos.

Faixas:
1. March of the Goodbyes (3:48)
2. The Revenge of Spartacus (4:05)
3. The Children's Crusade (3:15)
4. Alphaville Beach (7:52)
5. Goodbye Mother Night (2:35)
6. The Killing (4:15)
7. Useless by Moonlight (1:21)
8. The Fall of Colonel Kong (5:35)
9. The Revenge of Clare Quilty (12:18)
10. Brainville Eclipse (5:01)
11. Merkin Muffley's Lament (1:22)

Músicos:
Daevid Allen (vocal, guitarras)
Mark Kramer (guitarra, teclados, vocais)
Hugh Hopper (baixo)
Pip Pyle (bateria)

Bitrate: 256 Kbps


  • Download
  • online