sexta-feira, janeiro 19, 2007

|Tropicalismo| Mutantes - Mutantes (1968)


Dispensa comentários, simplesmente o melhor do gênero.



Download.

sábado, janeiro 06, 2007

|Repost| The Soft Machine - The Soft Machine (1968)

segunda-feira, janeiro 01, 2007

|Canterbury Tales| Daevid Allen Trio - Live 1963 (1993)




Na sua adolescência, Robert Wyatt viveu com seus pais em uma hospedaria da família (Wellington House, em Lydden), local este que viria a influir muito em sua vida. Primeiramente pela passagem do baterista George Niedorf (jazzísta americano), que passou a paixão e as primeiras noções do intrumento para o jovem. Depois, pela presença do ilustre (na época nada ilustre, para dizer a verdade) Daevid Allen, que hospedou-se lá após sair da Austrália. Obviamente os dois logo descobririam grandes afinidades, principalmente pelo gosto mútuo ao jazz.
Assim, no início dos anos 60 era formado o Daevid Allen Trio, incluindo a comparência de Hugh Hopper e posteriormente de Mike Ratledge em algumas apresentações.

Não muito durou o grupo. Logo Wyatt formaria os Wilde Flowers (o falso embrião da Canterbury); e depois, o Soft Machine, que acabaria forçando Daevid Allen a ir para a França. Mas a breve duração serviu para a produção de alguns shows pela Inglaterra. Entrementes, tão-somente em 1993 seria coletado um material da época para o lançamento, então, do Live 1963.
Extraordinariamente, as gravações já mostram um grupo maduro e desenvolto. Daevid Allen, já naquele período demonstra sua característica performance divertida e carismática; Hopper e Wyatt, em exímio desempenho, já expõem à vista seus proveitosos futuros musicais.

No geral, as composições seguem uma linha jazzística, mas dando espaço para os mais variados estilos, como por exemplo, em Ya Sunne WOT – faixa devaneada e repetitiva, que mais tarde Allen incluiria na ementa musical do Gong.
O trio evidencia uma confluência impressionante, seja nos devaneios improvisados ou nos temas – que, aliás, parecem ter sido criados há não muito antes das apresentações. As canções são tratadas sem muito cuidado, característica marcante, típica do Allen. Bom exemplo disso é Capacity Travel, uma “levada” blues, com direito a certos intervalos para os delirados “poemas” de Daevid.

Vale advertir que este disco não se trata de um simples “arquivo histórico”, é sim um excelente trabalho, digno de nota dentro da discografia de cada músico que dele participou. Juventude e inexperiência não devem ser tratadas como algo pedante, principalmente quando se fala de músicos deste porte.

Line-up:
Daevid Allen (vocal, guitarra)
Hugh Hopper (baixo)
Robert Wyatt (bateria)
Mike Ratledge (piano em Dear Olde Benny...)
Mike Horovitz (vocal/poema em Ya Sunne WOT)

Faixas:
1. Love Is A Careless Sea (3:38)
2. My Head Is A Nightclub (1:25)
3. Capacity Travel (Parts 1-4) (6:30)
4. The Song Of The Jazzman (6:26)
5. Dear Olde Benny Green Is A-turning In His Grave (10:37)
6. Ya Sunne WOT (3:56)
7. Fred The Fish (Frédérique La Poisson Avec Frite Sur Le Dos) (2:55)

Bitrate: 192 Kbps


REPOST: Download

online