segunda-feira, outubro 30, 2006

Robert Fripp & The League of Gentlemen - The League of Gentlemen (1981)



Robert Fripp & The League of Gentlemen - The League of Gentlemen (1981) / 192 kbps
Download


O disco em tela é a meu ver um brilhante exercício de fusão entre o prog crimsoniano, propulsão dançante, punk rock e ambiências industrialistas, onde se destaca a intricada geometria dos contrapontos pontilhistas traçados pelo ataque conjunto da guitarra de Robert Fripp e do piano elétrico de Barry Andrews (XTC, Shrieckback), dinâmica que se ancora na vigorosa e hipnótica 'cozinha' de Sara Lee (Gang of Four, B-52's) e Kevin Wilkinson / Johnny Toobad; não obstante, causa-me verdadeiro assombro, tendo em vista a megalomaníca pulsão por relançamentos que caracteriza mr. Fripp, que este precioso material esteja tão somente parcialmente disponível em formato digital na coletânea God Save The King (1985 - reeditada em CD no ano de 1989, mas hoje fora de catálogo). Por mais que a referida compilação sintetize eficazmente os experimentos de Fripp com discotronics e sua carreira com a League, fazem muita falta os interlúdios ambient/industrialistas presentes no álbum original da LOG (mormente a excelente seqüência Indiscreet I, II e III, na primeira das quais Sara Lee brada a pérola "rock'n'roll is about fucking!"), assim como a excelente Minor Man, uma das melhores músicas do disco; outrossim, parece-me inaceitável a opção de extirpar as 'found' voices antes presentes nas faixas Cognitive Dissonance, HG Wells e Trap, traço que lhes conferia um sabor deveras peculiar (por exemplo, como sobreviver sem o orgiástico orgasmo de miss Lee em HG Wells???)

Isto posto, julguei por bem disponibilizar aqui minha edição original em vinil, para que os confrades possam tomar ciência de um dos discos mais inteligentes, criativos e inusitados da longa carreira do 'Rei Escarlarte'


Faixas:

01) 1'47 Indiscreet I
02) 4'35 Inductive Resonance
03) 3'45 Minor Man
04) 2'03 Heptaparaparshinokh
05) 4'35 Dislocated
06) 2'07 Pareto Optimum I
07) 3'12 Eye Needles
08) 2'35 Indiscreet II
09) 1'27 Pareto Optimum II
10) 3'38 Cognitive Dissonance
11) 3'25 HG Wells
12) 4'45 Trap
13) 3'07 Ochre
14) 1'26 Indiscreet III


Músicos:

Robert Fripp / guitarra elétrica
Sara Lee / baixo elétrico
Barry Andrews / órgão elétrico
Kevin Wilkinson / bateria (exceto na faixa 1)
Johnny Toobad / bateria (faixa 1)

quinta-feira, outubro 19, 2006

|Canterbury Tales| Soft Heap - A Veritable Centaur (1995)

Soft Heap - A Veritable Centaur


O Soft Heap foi uma "super banda" canterburyana, primeiramente iniciada em 1978 por Hugh Hopper, Elton Dean, Alan Gowen e Pip Pyle. Daí, inclusive, saiu o nome do grupo: Soft, como alusão ao Soft Machine; Heap, palavra formada pelas iniciais dos intengrantes do grupo.

No mesmo ano, Pip deixa o grupo e no seu lugar entra Dave Sheen. O grupo passa a chamar-se Soft Head (por motivos óbvios) e lança o disco Rogue Element.

Continuando em 1978, Pip Pyle retorna e é restaurado o nome do grupo. No ano seguinte a banda lança seu primeiro disco com a formação original, homônimo.
Como era de se esperar, a música segue uma linha canterburyana deveras puxada para o Free Jazz.

Após a gravação do disco, novas mudanças: Hugh Hopper sai, e em seu posto entra John Greaves (Henry Cow, National Health...).
Pouco tempo depois, lamentavelmente Alan Gowen falece. Para tentar consertar o estrago, são escalados os guitarristas Mark Hewins e Alain Eckhart.
O grupo faz algumas tours, mas acaba por se extinguir (por volta de 83) sem nada lançar.

Em 1995 é coletado todo um material de gravações ao vivo desta última fase para o lançamento do disco que hoje trago, o devaneado A Veritable Centaur.
Aqui percebemos a diferença que as mudanças de integrantes provocaram ao som do grupo. Este disco segue uma linha bem experimental, bem diferente do seu antecessor.
O clima criado nele é simplesmente extasiante. Os solos de Dean e de Pip Pyle, completamente Free, em complemento com as duas guitarras (geralmente distorcidas) fazem as músicas ficarem sempre em volta de uma atmosfera completamente alucinógena. Em cima de tudo isso, adicione ainda o baixo de John Greaves. Fica impossível uma descrição!

Simplesmente baixem. Ao menos será uma experiência completamente nova.

Bitrate: 192 Kbps

Tamanho: 94 MB

Músicas:
1. Dying Dolphins
2. A Veritable Centaur
3. Space Funk
4. Tunnel Vision
5. Nutty Dread
6. Bossa Nochance
7. Jackie's Acrylic Coat
8. Thaid Up
9. A Flap
10. Day the Thirst Stood Still
11. Toot de Sweet

  • Download


  • Senha: www.stonedguitar.blogspot.com

    domingo, outubro 15, 2006

    Mammatus - Mammatus (2006)




    Mammatus - Mammatus (2006) - 256 Kbps /Download


    Em verdade vos digo, confrades: esses dementes de Santa Cruz, California, estão já há algum tempo simplesmente implodindo meu cérebro com sua recentíssima estréia discográfica!!! Ok, é a enésima vez que alguém arremessa Black Sabbath, Blue Cheer, MC5, Hawkwind, Guru Guru e Amon Düül I num walpúrgico caldeirão sônico para extrair magma psicodélico em mutação hellraiser, mas não consigo me cansar dessa profana fusão, sobretudo quando conjurada em altíssimo grau de octanagem e demência; assim é, pois, a alquimia sonora detonada pelo Mammatus, um maremoto stoner / doom em escalas estratosféricas de desorientação psicodélica e peso mastodôntico, delírio e destruição numa mesma mandala de desvario cósmico in extremis.

    Enfim, um discaço, assaz recomendado para todos os cultores da mais transtornada heavy psychedelia, sobretudo tendo em vista certos passadistas irredutíveis, que precisam urgentemente acordar para o facto de que o rock'n'roll NÃO acabou na década de 70...


    Faixas:

    01) The Righteous Path Through the Forest of Old
    02) The Outer Rim
    03) Dragon of the Deep - Part One
    04) Dragon of the Deep - Part Two

    segunda-feira, outubro 09, 2006

    |Canterbury Tales| Picchio dal Pozzo - Pic_nic@valdapozzo (2004)

    Picchio dal Pozzo - Pic_nic@valdapozzo

    [...]Depois de mais de vinte anos sem nada gravar, em 2004, Aldo De Scalzi, Paolo Griguolo, Aldo Di Marco (que entrou no grupo no segundo disco), Claudio Lugo (havia antes aparecido tão somente no Camere), reuniram-se na fazenda Valdapozzo, em Alessandria, Itália, para a gravação do exímio Pic_nic@valdapozzo.
    [...]A parte instrumental (sobejamente excelente), por si só, já dá ao disco ares de essencial. Mas o que mais chama a atenção é a parte dos vocais, que são de ninguém menos que Demetrio Stratos.
    Fiquem certos de que não estou perdendo a sanidade ao afirmar tal coisa, nosso amigo morreu mesmo em 1979. O fato é que, em 2000 foram encontradas fitas com gravações de Demetrio, e estas foram usadas na gravação do disco do Picchio Dal Pozzo.
    O disco é uma fusão de jazz, efeitos eletrônicos e vocais desconexos, tudo em um âmbito surreal e experimental, mudando de tema em tema com uma facilidade e uma “maciez” incrível, tornando o disco de certa forma até eclético.[...]

    Clique AQUI para ler a resenha completa.

    Bitrate: VBR

    Tamanho: 99 MB

    Músicas:
    1. Adriatico (8:35)
    2. Fetakyma (12:14)
    3. Pugni Chiusi (8:31)
    4. Boccasedrio (8:28)
    5. Epitaffio (2:14)
    6. Valdapozzo: Laboratory (4:33)
    7. Valdapozzo: Kitchen (2:49)
    8. Valdapozzo: Upstairs Room (5:33)
    9. Valdapozzo: Entrance (3:06)

  • Download


  • Senha: www.stonedguitar.blogspot.com
    online