quinta-feira, julho 27, 2006

Allen Ginsberg - Howl and Other Poems (1959)



Dando prosseguimento a uma 'série' informal de álbuns que apresentam grandes poetas recitando suas obras-primas, disponibilizo-vos Howl and Other Poems, do célebre bardo beatnik Allen Ginsberg, publicado originalmente em LP no ano de 1959. A coletânea em tela a meu ver reúne alguns dos melhores poemas escritos no século XX, com óbvio destaque para Howl (1956), peça constelar não só da literatura beat mas do pensamento libertário como um todo no século XX, um caleidoscópio lisérgico de fôlego épico, transfigurando de modo caótico e delirante a miríade polifônica de sensações, angústias, reflexões e anseios do universo que mais seria denominado 'contracultura'; é mister destacar a interpretação visceral que Ginsberg imprime às suas composições, o que lhes confere uma notável densidade dramática e existencial.

Download

quinta-feira, julho 20, 2006

T. S. Eliot - The Wasteland (1922)



O que vos disponibilizarei hoje não é uma 'obra musical', mas sim o extraordinário poeta anglo-americano Thomas Stearns Eliot recitando sua obra magna, The Wasteland, para a editora Harper Collins. A um só tempo imponente, irônica e hierática, a estupenda dicção eliotina sem dúvida faz jus à miríade de significados, alusões e ressonâncias que seu poema evoca, que é talvez mais atroz e intenso painel do ceticismo cósmico, da ruína moral e da aridez intelectual que se apossaram do mundo contemporâneo; por um lado, é a manifestação de uma flamejante revolta frente à tamanha mortificação, e por outro, a constatação amarga de nossas imensas vicissitudes para reverter tal estado de coisas.

Dividido em cinco partes, o poema estrutura-se a partir de três núcleos temáticos centrais: 1) o contraste entre os valores perenes da civilização ocidental e o esvaziamento progressivo de tal legado nas manifestações religiosas e culturais da modernidade, caracterizadas por uma vacuidade histriônica e neurótica; 2) o pragmatismo espiritual do homem contemporâneo, ser avesso ao substrato mítico e religioso que lastreia seus alicerces históricos e culturais, em ruptura flagrante com as raízes mais atávicas de sua própria existência; 3) a necessidade, no seio do Ocidente, de um amplo processo de ascese espiritual. É possível ainda identificar, no seio de cada um dos supracitados núcleos, uma sucessão de motivos que vão se encadeando sinfonicamente no decorrer do poema; e é na articulação, na agregação progressiva deste continuum temático que T.S.Eliot conduz o leitor ao que constitui o objetivo precípuo de sua obra: uma grave e solene meditação sobre a crise espiritual do Ocidente.

Download

|Canterbury Tales| Travelling - Voici La Nuit Tombee (1973)

Travelling - Voici La Nuit Tombee

Este é um dos meus discos preferidos de toda Canterbury Scene...Um dos mais experimentais, um dos que utiliza mais elementos jazzísticos em sua composição.

Liderado pelo pianista Yves Hasslemann, o Travelling foi formado no início dos anos 70, tendo uma formação básica com apenas três instrumentistas´: Yves Hasselmann (já citado), Jacques Goure (baixo) e Roger Gremillot(bateria).

O som da banda é bem variado, em alguns momentos remetendo ao Soft Machine, outros ao Supersister, mas sempre de uma forma própria, sem cópias.

O "ponto alto" da banda é a faixa título. Com 19 minutos, ela te faz "viajar" misturando vários aspectos de várias bandas de Canterbury.
As outras faixas que completam o disco são extremamente jazzísticas, remetendo um tanto ao "Third Stream", principalmente ao Dave Brubeck. Destas faixas, destaco a Flamenco e a Shema, as duas possuem um "ritmo forte" (não me pergutem o que seria isso, me veio essa expressão agora), e aqueles vocais desconexos típicos de grande parte dos grupos de Canterbury.

Músicas:
1. Voici La Nuit Tombee (19:35)
2. Flamenco (4:01)
3. Passo (3:05)
4. Soleil (3:04)
5. Tout Compte Fait (3:25)
6. Shema (3:09)

Bitrate: 192 Kbps

Review in english, HERE

  • Download


  • Senha: stonedguitar.blogspot.com

    quarta-feira, julho 19, 2006

    Erase Errata - At Crystal Palace (2003)




    Quarteto de meninas de San Francisco; a sonoridade delas pode ser definida como 'riot grrrls goes No Wave com derivações 'beefheartianas'; lançaram dois discos até agora, Other Animals (2001) e At The Crystal Palace (2003); fartamente recomendado para amantes de Gang of Four, Pop Group, Contortions, Minutemen, etc, etc, etc.


    Download

    segunda-feira, julho 10, 2006

    |A garage hermetique nipônica| Musica Transonic - A Pilgrims Solace (1997)




    Retomando, após longo e tenebroso inverno, nossa luciferina sobre a siderurgia transpsicodélica japonesa, eis aqui o segundo álbum do Musica Transonic, projeto que reúne os demenciais Tatsuya Yoshida (Ruins), Asahito Nanjo (High Rise) & Hajime Kawabata (Toho Sara - será parente do Makoto ou é próprio sob nom de guerre...?). A sonoridade? Catadupas e mais catadupas da niponicamente emblemática psych fuzz noise destruction que todos nós amamos!


    Download

    sexta-feira, julho 07, 2006

    |70´s Oceanian Rock| AC/DC - Bon Scott Rarities

    Desculpem a demora.. é que meu pc ta muito trash.. Para encerrar a série posto aqui raridades da mais famosa banda oceânica.. aqui é só da fase do Bon Scott, a única que me agrada.

    Senha: www.stonedguitar.blogspot.com

    Download

    segunda-feira, julho 03, 2006

    Esclarecimentos

    Por problemas no pc tive dificuldades para upar discos e disponibiliza-los no blog. Hoje mesmo formatei essa bosta de de computador e agora ta tudo funcionando normalmente.. Amanhã ja postarei mais um disco :)

    domingo, julho 02, 2006

    |Canterbury Tales| Pantheon - Orion (1972)

    Pantheon - Orion

    Estou vendo aqui, acho que com esse álbum chegamos na metade da série. Agora as coisas mudam um pouco por aqui, se não me engano vou postar apenas mais um "clássico", o resto - e esse disco faz parte do "resto" - são bandas não tão conhecidas.

    Então começo essa outra metade da série com este álbum do Pantheon. Que eu saiba só lançaram este mesmo.
    Bom, o som lembra um pouco Supersister, sei lá, um Supersister um pouco "meloso", um som até intrigante.

    Hoje é domindo, estou morrendo de sono, então me perdoem, pois deixarei a resenha por aí. Se quiserem baixem.

    Músicas:
    1. Daybreak
    2. Anaïs
    3. Apocalyps
    4. The madman
    5. Orion
    6. I want to know
    7. Masturbation

    Tamanho: 40 MB

  • Download
  • online